29.5.06

Tudo e Nada

Hoje o Kika (prof de Teorias Sociais Contemporâneas) tava falando sobre o conceito de Juventude Screenager e Estetização da Vida e Intimidade. Bons tópicos para serem abordados no meu projeto experiental (ainda não falei dele aqui, mas é sobre fotolog e álbum de orkut).

Teve um momento lá que ele falou uma frase sobre esse nova forma de conhecimento da pós-modernidade que me deixou pensativa o dia todo.

Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal.


Fiquei pensando sobre isso. Será que é melhor saber de tudo um pouco ou um pouco de tudo? Sim, porque são coisas diferentes. Uma é vc ter o "tudo" e saber uma parte dele. Outra é vc ter várias partes do tudo e saber um pouco de cada. Pra deixar bem claro.

Acho que, pela imensa complexidade da vida e por toda essa infinitude de coisas e também pelo fato de produzirmos tanto e tão diversos sentidos pras coisas, o melhor é pegar uma partezinha do "tudo" e conhecê-la a fundo. Porque conhecer mal e um pouquinho de cada coisa é não conhecer nada, na verdade.

Como eu também sou filha dessa geração que tudo vê e tudo ouve, e que não prova, não cheira e não toca - as coisas são todas à distância - eu também sou daquelas que sabe um tiquinho de cada. Tudo são links. E uma coisa leva à outra e tal. Exemplo: para caso alguém esteja lendo isso aqui: Como vc chegou até aqui? Com certeza foi por meio de um link que estava vagando por aí, fazendo conexão desse lugar aqui que não diz nada com algum outro lugar da rede que também não tinha nada a ver com aqui ou não.

_____________

Tô deprimidíssima hoje. Talvez seja o prenúncio da solidão. Ou ela já presente. Ninguém por perto. E mesmo com gente perto a sensação de estar abandonada. Carência filadaputa.
Todos estão-se indo de perto de mim. Quando não é pra longe é pra ainda mais longe. Acho que a solução é me mudar também. Começar outra vida em um outro lugar. Talvez maisfeliz, talvez mais bonito. Pelo menos algum estímulo pra abrir os olhos pela manhã.

Pra acordar hoje e todos os outros dias foi um custo. Não por sono - isso tb, quem me conhece sabe que se eu pudesse, passava 36 das 24 horas do dia dormindo - mas por preguiça de estar, de ser. Acordar pra quê? Levantar pra quê? Ir pra universidade e descobrir que lá é o lugar que menos se aprende as coisas que realmente importam na vida? Isso eu já descobri faz tempo. Nenhum estímulo, portanto. Levantar pra quê? Ver que meus planos estão ruindo e que não quero nem saber o que eu quero? Não, obrigada. Eu fico aqui deitada no quentinho, com meu cachorro quentinho - que é o único que eu prefiro acreditar que me entende.

Eu ia falar sobre o Tudo e o Nada. Registrar aqui o que eu andei pensando - umas coisas bacanas, até, e outras retardadas. Mas nem pra isso eu tenho estímulo. Falar pra quem? Dizer o quê? Pra quê?

Não, obrigada. Vou continuar dormindo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quem é vc? Eu joguei o conceito de juventude Screenager ( porque não sabia e ainda não sei o que é ), porque o Kika deu um texto com esse título e eu ainda não li... Sim, estou no 6° período de PP na puc e lendo seu blog, descobri que estou exatamente como vc estava (espero que tenha passado esses sentimentos.
Vontade de dormir e dormir, porque estou prestes a me formar e tbm não sei o que quero!

Enfim, deve ser uma crise universitária... Afinal, só esse mês, 2 alunos do prédio 13 suicidaram...

Álefe disse...

Eu também joguei o conceito de juventude sreenager no google por causa das aulas do Kika e cheguei no seu blog. Muito bom!
Ontem eu também fiz um post no BLOG do meu site falando sobre isso, e o próximo que vou fazer é contando que fim levou ao sentimento que estava tendo igual o seu. Eu também queria dormir e nunca mais acordar. Mas graças de Deus isso teve um fim. Também espero que você tenha melhorado

Unknown disse...

Oi!

Eu melhorei, depois piorei, depois melhorei de novo, depois piorei de novo..
Hoje estou melhor.
Mas daqui a pouco piora.. hehehe
A vida é assim, né?

E esse curso que a gente escolheu, das duas uma: ou só entra gente perdida ou ele deixa a gente perdido.

Sobre Juventude Screenager, no meu projeto experimental a gente fala o que é, o conceito, como se aplica. Procura lá no laboratório. Chama "Sociedade Megapixel: fotografia digital e sociabilidade na web", algo assim.. já nem lembro mais o nome direito.. rsrsrs
É de 2007.

Boa sorte! E me dá notícias quando tudo melhorar! =)
bjs

Álefe disse...

Olá

Obrigada pelo comentário

Me adciona no Facebook e no MSN, eu queria conversar mais, aqui é publico demais. kkkk

Álefe disse...

Até que em fim, consegui escrever