30.11.07

Agência pra quê?

Retirado do Clube de Criação de SP, por Alisson Avila

"Estréia oficialmente no próximo dia 1º de janeiro uma das propostas mais simples e, ao mesmo tempo, mais revolucionárias do mercado publicitário dos últimos tempos – ao menos no campo das intenções e do modelo de negócio. Trata-se do site BootB.com, que vai funcionar como uma central de briefings e de idéias. Mais conectado com a idéia de sociedade de informação e do "do it yourself", impossível.

Alguém pensou em "Criação Colaborativa" ou "Publicidade 2.0"? Ou talvez na ineficácia das agências tradicionais em acompanharem as idéias do mundo para oferecê-las aos seus clientes?

Funciona assim: de um lado, as marcas expõem / postam suas demandas e orçamentos. Do outro, pessoas inspiradas, um simples cidadão comum, profissionais atuantes no mercado e até mesmo agências de publicidade enviam suas propostas criativas. Desse caldeirão, na proposta original, surgirá uma base de soluções em criação publicitária e de marketing em escala mundial, disponível em 12 idiomas.

O assunto começou a ser divulgado apenas hoje, em nível internacional, em 17 países diferentes. O timer do site já conta os dias (33, a partir de hoje) para o começo oficial das operações do projeto. BootB é uma sigla para “Brands Out Of The Box”.

Os nomes por trás do negócio são os de Pier Ludovico Bancale, italiano com passagens pela J&J, Hill´s (Colgate-Palmolive) e L’Oreal, e Martin Lindström, conhecido nome do branding com clientes como incluem a Mars, Pepsi, American Express, Mercedes-Benz, Reuters, McDonald's, Kellogg's, Yellow Pages e Microsoft.

Graças a esta rede de relacionamentos, o BootB.com já nasce com empresas e organizações multinacionais postando briefings criativos desde o princípio, como Disney, Ferrero, Lego, Peugeot e Unicef.

A abordagem não deixa agências de propaganda de fora, mas deixa bem clara a idéia de suscitar o debate em torno do seu papel nos dias de hoje. Algumas das declarações do press release:

- “Qualquer Um Pode Faturar Alto Em Publicidade”;
- “Crianças e donas de casa em Marrakesh são tão qualificadas quanto executivos de publicidade na Madison Avenue”;
- “As agências publicitárias são bem-vindas também - se elas não tiverem medo da concorrência que está lá fora...”
- “Agora Somos Todos Criativos”

- ”Por anos na indústria de publicidade fiquei frustrado pela falta de criatividade mostrada pelas agências típicas. E conversei com donos de marca por todo o mundo e não estou sozinho em minhas frustrações” (declaração de Pier Bancale)

O desenho de negócio do BootB.com retorna 90% do orçamento disponibilizado pelo cliente para aquele que tiver a melhor idéia "contratada". O site tem encriptação SSL para assegurar a integridade das propostas criativas enviadas. E o processo de registro fixa um contrato legal entre os criadores e BootB, dizendo que todas as idéias permanecem como propriedade dos criadores até que um cliente resolva comprá-la. É ver para crer.

Aguarde mais notícias e entrevista com os responsáveis pelo BootB.com em breve, aqui no Clubeonline.
Visite o site do projeto clicando aqui."

================================

Existem sites com propostas parecidas, como o www.openad.net e www.oscriativos.com.br

Eu sempre acreditei no poder da internet. Acho que vai ser legal demais. Pessoas "comuns" (entenda por não-publicitárias), que forem criativas, merecem espaço, pq não?

Não basta ter diploma e ser um bosta.

Por outro lado, quem estiver melhor preparado (e espero que sejamos nós), vai se destacar.

A vantagem é que "corremos o risco" de não vermos mais propagandas medíocres e que, claramente são um desperdício de dinheiro do cliente. Principalemente se for feita pelo próprio público-alvo da marca. Aí vai ser mais foda ainda.

=).

Nenhum comentário: